Cerimônia de premiação das modalidades coletivas encerra a 31ª edição do Jets 2022 em Palmas

Cerimônia de premiação dos vencedores das modalidades coletivas encerra a 31ª edição do Jets 2022 em Palmas. Nesta semana, 13 modalidades do esporte tocantinense apresentaram os talentos de 12 a 14 anos.

Competir é importante porque ensina o jogo do esporte, participar é fundamental e ensina o jogo da vida. O esporte, como a competição, ensina a enfrentar a frustração da derrota e a alegria da vitória. E é desta alegria que vamos destacar na Cerimônia de premiação das modalidades coletivas da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), 12 a 14 anos, realizada neste sábado, 8. A festa esportiva foi realizada no Colégio Militar do Estado do Tocantins (CPMTO) Senador Antônio Luiz Maia para os vencedores das modalidades de Voleibol, Handebol, Basquete e Futsal – Masculino e Feminino.

“A sensação de ganhar é muito boa e já estou ansiosa para representar o nosso Tocantins no Rio de Janeiro. Para chegar até aqui tivemos uma rotina de treinos intensa, era de manhã, de tarde e de noite, todos os dias, para nós conseguirmos esta conquista. Estou muito feliz”, contou Daphynne Moreira Sousa, 14 anos, aluna do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, atleta do time de handebol feminino que conquistou a medalha de ouro.

A alegria e a empolgação também estavam nos semblantes dos atletas do basquete masculino da Escola de Tempo Integral – ETI Padre Josimo Tavares – Palmas. “Estamos felizes por termos conquistado este primeiro lugar e sabemos que no Rio de Janeiro será difícil, será um desafio, mas estamos prontos e muito animados”, garantiu o capitão do time, Felipe Moura de Souza.

A festa foi grande para os atletas da escola indígena Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, que faturou as duas medalhas de ouro no futsal, feminino e masculino, e vão representar o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), no Rio de Janeiro em novembro. “Eu e nosso time estamos muito felizes, porque chegar até aqui foi muito difícil, confesso que não treinamos direito, mas conseguimos vencer e agora vamos treinar bastante, pois teremos um desafio muito grande pela frente. Estamos felizes porque a gente é Xerente e vamos levar o troféu para a nossa escola, na nossa aldeia e porque vamos representar nossa terra indígena xerente no Rio de Janeiro”, acrescentou orgulhosa a atleta, Yasmin Sibakadi Xerente.

JETs

Promovidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), os Jets envolveram cerca de 1.200 atletas, em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, basquete, futsal, handebol e voleibol que foram disputadas em diversos espaços de Palmas.

O evento teve início na noite de terça-feira, 4, com a abertura oficial, e encerrou neste sábado, envolvendo alunos de 136 escolas municipais, estaduais e particulares do Tocantins. Os primeiros colocados irão representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), competição nacional, que ocorre  de 31 de outubro a 15 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). 

O presidente do comitê organizador estadual dos Jets, Leonardo Bernardes, falou sobre o encerramento do evento. “Tivemos disputas emocionantes, nas modalidades coletivas. Foi uma felicidade ter nossos atletas novamente disputando no formato tradicional, pois no ano passado a disputa foi em um formato adaptado, somente para classificar os nossos atletas para disputarem o nacional. Este ano conseguimos reunir todas as regionais do Estado e é muito gratificante para gente poder voltar a realizar este grande evento. A equipe Seduc está de parabéns”, elogiou.

Vencedores

Confira abaixo os vencedores, das modalidades coletivas, premiados neste sábado.

Voleibol/feminino

1º lugar – Colégio Uperimm – Palmas;

2º lugar – Colégio Santa Cruz – Araguaína;

3º lugar – CMTO Agostinho de Almeida – Taguatinga.

Voleibol/masculino

1º lugar – Escola Municipal Divina Ribeiro Borges – Cariri;

2º lugar – Colégio João D’Abreu – Dianópolis;

3º lugar – Rede de ensino Propósito – Colinas do Tocantins.

Handebol/feminino

1º lugar – Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins – Paraíso do Tocantins;

2º lugar – Colégio Batista de Palmas – Palmas;

3º lugar – Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia.

Handebol/masculino

1º lugar – Cemil Profª Margarida Lemos – Palmas;

2º lugar – E.E.G.T.I Deputado Federal José Alves de Assis – Araguaína;

3º lugar – CMTO La Salle – Augustinópolis.

Basquete/feminino

1º lugar – Escola Municipal Maria Julia Amorim – Palmas;

2º lugar – Escola Municipal Anne Frank – Palmas;

3º lugar – Escola de Tempo Integral – ETI Padre Josimo Tavares – Palmas.

Basquete/masculino

1º lugar – Escola de Tempo Integral – ETI Padre Josimo Tavares – Palmas;

2º lugar – Escola Municipal Anne Frank – Palmas;

3º lugar – Escola Municipal Maria Julia Amorim – Palmas.

Futsal/ feminino

1º lugar – Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia;

2º lugar – Escola Estadual Vicente Carlos de Souza – Buriti do Tocantins;

3º lugar – Escola Municipal Ayrton Senna – Pequizeiro.

Futsal/masculino

1º lugar – Centro Educacional Frei Antônio – Tocantínia;

2º lugar – Escola Estadual Juscelino Kubitschek – Presidente Kennedy;

3º lugar – Escola Arte de Crescer – Araguatins.

Fonte: Marcio Vieira/ Lenna Borges / Governo do Tocantins