Abertas inscrições do Canta Tocantins para as Diretorias Regionais de Educação de Palmas, Guaraí e Arraias

Abertas inscrições do Canta Tocantins para as Diretorias Regionais de Educação de Palmas, Guaraí e Arraias, Inscrições começam nesta segunda-feira, 24, e seguem até sexta-feira, 28.

Estudantes das unidades escolares das Diretorias Regionais de Educação (DREs) Palmas, Guaraí e Arraias já podem se inscrever para a segunda edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais. As inscrições começaram nesta segunda-feira, 24, e prosseguem até sexta-feira, 28. O Canta Tocantins das Escolas Estaduais tem por objetivo incentivar a prática da arte musical entre os estudantes, além de oportunizar a descoberta de novos talentos da música regional.

As inscrições para o Canta Tocantins estão sendo realizadas de forma fracionada, divididas por DREs. O projeto promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem como objetivo ser um evento democrático e de ampla participação dos estudantes, que incentive a prática artística, contribuindo para a difusão cultural, bem como para a redução do abandono escolar.

As disputas das Diretorias Regionais de Gurupi, Paraíso do Tocantins e Colinas do Tocantins começam nesta segunda-feira, 24.

Campeões Regionais

A 1ª classificada para a Etapa Estadual do II Canta Tocantins das Escolas Estaduais com 2.726 votos foi a aluna Dádiva de Sousa Reis, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, campeã da etapa regional da DRE de Miracema do Tocantins.

A 2ª classificada para a Etapa Estadual com 2.710 votos foi a estudante Ruth Duarte Melo, do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, bicampeã da etapa regional da DRE de Tocantinópolis. A aluna foi a campeã da etapa regional do primeiro Canta Tocantins e contou estar confiante para a segunda edição. “Estou feliz e confiante de que dessa vez posso ser a grande campeã estadual, tenho me dedicado e mobilizado as redes sociais em busca deste objetivo”, enfatizou.

A 3ª classificada para a Etapa Estadual, com 3.231 votos foi a estudante Luzia Vitória Andrade Miranda, do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, campeã da etapa regional da DRE de Araguatins.

Inscrições

Poderão participar do projeto, exclusivamente, os estudantes que estejam matriculados na rede estadual de ensino do Tocantins. A participação dos alunos será de responsabilidade da unidade escolar onde o estudante está matriculado.

O formulário de inscrição preenchido deverá ser enviado para o e-mail oficial do evento: cantatocantins@seduc.to.gov.br . Cada instituição poderá ter apenas uma inscrição, podendo ser individual ou em dupla. Se necessário, as escolas poderão realizar seleção interna para definir quem representará a unidade escolar. Todas as informações estão disponíveis no site da Seduc.

Fase regional

A fase regional ocorre de forma on-line, por meio do Instagram Oficial do projeto, @canta_tocantins. A votação é virtual pelo instagram, em formato de duelos/batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. A escola que obtiver o maior número de votos será classificada para a disputa seguinte. Em caso de empate haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretada a melhor da Regional.

Nas batalhas com três unidades escolares, serão classificadas as duas mais votadas (salvo quando a batalha for entre as três últimas finalistas).

Etapa Estadual

A Final Estadual será realizada presencialmente, em Palmas, prevista para ocorrer dia 9 de dezembro de 2022, tendo como caráter avaliatório a votação dos jurados. Os classificados para a Etapa Estadual terão que enviar a música escolhida para apresentação até o dia 23 de novembro de 2022.

Confira o projeto do II Canta Tocantins das Escolas Estaduais e o cronograma de inscrições no link a seguir: https://central.to.gov.br/download/303247.

Fonte: Lenna Borges/Governo do Tocantins