Tocantins encerra participação nos Jogos da Juventude 2022 com três pódios na competição

Tocantins encerra participação nos Jogos da Juventude 2022 com três pódios na competição nacional. Delegação tocantinense conquistou uma medalha de prata e duas de bronze nas modalidades de handebol masculino, ciclismo masculino e futsal feminino.

Os atletas tocantinenses conquistaram três medalhas nos Jogos da Juventude 2022, realizados de 2 a 17, em Aracaju (SE). Foram uma de prata e duas de bronze nas modalidades de handebol masculino, terceira divisão, que garantiram, uma vaga para a segunda divisão, no ciclismo masculino e futsal feminino terceira divisão, respectivamente. O Tocantins conquistou ainda dois quarto lugares no Badminton,  dupla masculino, e no handebol feminino, terceira divisão. 
A equipe de handebol masculino venceu quatro das cinco partidas disputadas. A final foi contra a equipe de Goiás, na tarde deste sábado, 17, garantindo a medalha de prata.

Para o técnico, professor Pedro Victor Jaques de Góes, do Colégio Estadual Girassol de tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Araguaína, a expectativa era de vitória também na final, uma vez que a equipe venceu os quatro jogos anteriores. “Apesar dos poucos treinos com a equipe completa, pois foram apenas quatro dias de treinos, em Palmas, para ajustes técnicos e entrosamento dos atletas, porque somos uma equipe mista, com sete jogadores de Araguaína, que é a nossa base, mais dois de Palmas, dois de Miracema e um de Augustinópolis. O ouro não veio, mas a prata também representa bem nosso Tocantins, pois unimos os principais polos de rivalidade do handebol no Estado e montamos a seleção. Após os Jogos vamos continuar com o trabalho, tenho certeza que esse projeto só tem a crescer. Agradeço a Seduc [Secretaria de Estado da Educação] pelo apoio que nos deu. Apesar de não termos conseguido alcançar o primeiro lugar, o importante é que estamos entre os primeiros do Brasil”.
O atleta Carlos Henrique Albuquerque Apinajé, disse que  esses jogos ficarão para sempre na sua memória. “Essa conquista veio de muito esforço, muito treino. É uma medalha inesquecível para nós, apesar de que o nosso desejo era a medalha de ouro”, frisou.

A competição reúne os melhores atletas jovens do Brasil, de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas. Com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 136 atletas tocantinenses de 45 escolas estaduais, três municipais e o Instituto Federal, campus de Dianópolis,  disputaram, 12 das 16 modalidades: atletismo; badminton; natação; tênis de mesa; vôlei de praia; voleibol; futsal; handebol; basquete; judô; ginástica rítmica e ciclismo. Os jogos são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

De acordo com o chefe da Unidade Técnica de Desporto Escolar da Seduc e chefe da delegação tocantinense, Leonardo Bernardes, “fazendo uma análise geral, dentro das nossas condições , fizemos uma excelente participação nos  Jogos da Juventude”.

Leonardo Bernardes ressalta que houve melhora nas marcas e tempos nas modalidades individuais e na maioria das modalidades coletivas. “Fizemos bons jogos contra estados que já se destacaram em outras edições da competição. Passamos de fase no futsal feminino e nos dois naipes do handebol, chegando na final masculina e garantindo vaga para a segunda divisão em 2023. Observamos e pontuamos o que precisamos melhorar em nossas seleções estaduais para que possamos alcançar mais resultados positivos em 2023, nessa nova proposta do COB, a de seleções estaduais escolares, que antes, era por unidades escolares”, explicou o chefe da delegação.

O Tocantins não conquistou medalhas no primeiro bloco, entretanto alcançou resultados expressivos superando edições anteriores. Nas  competições do atletismo,  garantiu vagas na semifinal dos 100m no feminino e masculino, com os atletas Hanysabel Silva (Colégio Estadual São José Operário, de Paraíso do Tocantins) e João Pedro Rodrigues (Colégio João D’Abreu, de Dianópolis). Nos 3.000m Gabriel Santana Rodrigues (Colégio Dom Orione, de Tocantinópolis) ficou em 14° e
Maiconsuel Martins Rodrigues (Colégio Estadual Odolfo Soares, de Ponte Alta do Tocantins) em 15°.

Também foram classificados para as finais no salto em distância dois atletas: Maria Clara Bandeira (Colégio Estadual Machado de Assis, de Araguanã) e Paulo Henrique Oliveira (Colégio Estadual Joaquim de Seja e Silva, de Combinado), tendo este último conquistado o 8° lugar na classificação geral.

No vôlei de praia masculino, o Tocantins ficou no 9° lugar da primeira divisão, com Paulo Rodrigues Araujo e Arthur Henrique Lopes de Jesus (Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno, de Gurupi). No  feminino, segunda divisão, a dupla Ana Clara de Morais e Julia Wiezorek Spricigo de Lima (Colégio Interação, de Palmas) conquistaram a 4° colocação.

Já a dupla Gustavo Henrique dos Santos e Thiago Barbosa Lima (Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional) ficou na 8° colocação geral no Badminton.

O Tocantins conquistou no segundo bloco a primeira medalha  com o futsal feminino, o bronze, após quatro vitórias e uma derrota. O time conta com a base atletas do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, e mais  jogadoras do Colégio Estadual São João Operário, de Paraíso do Tocantins, e da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã. Com o resultado, o Estado subiu para a segunda divisão.  

O time do futsal masculinos segue na segunda divisão após duas vitórias e uma derrota na competição. A equipe é formada por estudantes de várias escolas e municípios, como: Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Araguaína, CEM Prof Antonina Milhomem, de Araguatins, CEM Darcy Marinho, de Tocantinópolis, Colégio Estadual Írio Oliveira Souza, de São Sebastião do Tocantins, e do Colégio Estadual Genésio Gomes, de Praia Norte.
A modalidade de voleibol feminino, com atletas do Colégio Dom Bosco, de Palmas, e do Colégio Estadual Prof Aureliano, de Taguatinga, após duas derrotas e uma vitória, o Tocantins conseguiu permanecer na segunda divisão. No time masculino, formado por atletas do Colégio de Ensino Médio Darcy Marinho e Colégio Dom Orione, de Tocantinópolis, após três derrotas, continua na terceira divisão.

No terceiro bloco das competições o Tocantins conquistou mais duas medalhas: uma de prata e outra de bronze. A de prata foi no handebol masculino, que veio para Aracaju com uma seleção mista, de atletas de várias regionais. A base e o técnico são da Escola de Tempo Integral Dep. Estadual José Alves de Assis, de Araguaína, e do CEM Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins, do Centro Estadual de Educação Lá Salle, de Augustinópolis, da Escola Estadual Prof Elizângela Glória Cardoso e da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas.

O Ciclismo conquistou uma medalha de bronze para o Tocantins na prova de velocidade, com o atleta do Instituto Presbiteriano Araguaia, de Gurupi, Josué Feitosa dos Santos.
No resultado geral da prova de estrada, as melhores colocações foram: 9° lugar para Dayvid Rodrigues da Silva, do Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, de Porto Nacional, e o 11° lugar, Josué Feitosa dos Santos.

No resultado final, o handebol masculino subiu para a segunda divisão e o feminino, continua na terceira. E o basquete, masculino e feminino, continuam na terceira divisão.


Créditos: Marcio Vieira / Lenna Borges / Governo do Tocantins