Tocantins conquista as primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju

Tocantins conquista as primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju, as medalhas de Bronze veio do Futsal Feminino, em disputa com o time de Goiás e na prova de velocidade no ciclismo.

Domingo de muita emoção e alegria para o esporte tocantinense com as conquistas das primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2022, que estão sendo realizados em Aracaju (SE). As medalhas de bronze são das modalidades de ciclismo, na prova de velocidade, a contra relógio e de Futsal Feminino, terceira divisão.

Participando pela primeira vez dos Jogos da Juventude, o ciclista Josué Feitosa já estreou com o terceiro melhor tempo, garantindo a medalha de bronze para o Tocantins. “Foi muito bom ganhar essa medalha, eu não esperava, minha expectativa era de pelo estar entre os dez primeiros, e conseguir conquistar a medalha de bronze. Amanhã [segunda-feira, 12] será outra história na competição, começamos do zero novamente”.

A prova Contra Relógio foi a primeira do ciclismo nos Jogos da Juventude na capital sergipana, é um estilo de prova famosa no ciclismo onde vence o competidor que fizer o percurso estipulado no menor tempo. As provas do ciclismo continuam, nesta segunda-feira, 12, os quatro atletas tocantinenses disputam a Prova por Pontos, e na terça-feira, 13, a de Estrada (circuito).

No último dia de disputa, após três vitórias e uma derrota na competição, o time de futsal feminino do Tocantins, disputando os Jogos na terceira divisão, conquistou a primeira medalha para o Estado. A disputa foi a de terceiro lugar contra o time de Goiás, em uma partida acirrada que terminou na disputa de pênaltis. No tempo regulamentar o placar ficou em 2 x 2, sem gols na prorrogação, a decisão do vencedor foi para os pênaltis com a vitória do time tocantinense por 5 x 3.

Principal destaque no jogo, a goleira Evelyn Pereira dos Reis, defendeu um pênalti e fez o gol que deu a vitória para o Tocantins. “Foi muito emocionante porque quando começamos a jogar o jogo estava bem equilibrado, difícil, tanto é que foi para a prorrogação, neste momento a gente estava com o coração apertado, o jogo não acabava e foi para os pênaltis, conseguimos ganhar, foi um bom resultado. Estou feliz demais com essa vitória e com essa medalha”.

Para o técnico de futsal feminino, professor Rones da Paixão Neto, foi uma sensação única participar dos jogos, pois quem conhece a história dessas meninas sabe de tudo que elas passaram para chegar e participar dos Jogos. “Foram vários obstáculos e muitos desafios enfrentados. É uma emoção que não cabe dentro do peito, é a primeira equipe do futsal do Tocantins a chegar aonde chegamos nos jogos da juventude e conseguir uma medalha. Foi uma felicidade imensa, essas meninas são realmente umas guerreiras”, concluiu emocionado.

Nesta segunda-feira, 12, chegam em Aracaju, 44 atletas e três dirigentes para os jogos de handebol e basquete (masculino e feminino). O quarto e último bloco sai de Palmas na terça-feira, 13, com três dirigentes e 13 atletas para as disputas nas modalidades de judô e ginástica rítmica.

Os Jogos reúnem os melhores atletas de cada estado da federação e do Distrito Federal, de 15 a 17 anos. Do Tocantins, participam dos jogos 136 atletas, de escolas públicas e privadas que foram classificados nas fases dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jet’s) realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento está sendo realizado em Aracaju (SE), desde o dia 2 e prossegue até o próximo sábado, 17.

Fonte: Lenna Borges / Governo do Tocantins