X edição das Olimpíadas das Apaes do Tocantins começam nesta sexta-feira, 26, em Palmas

A X edição das Olimpíadas das Apaes do Tocantins começam nesta sexta-feira, 26, em Palmas. Cerca de 800 pessoas, entre atletas e equipe técnica de 34 Associações de Pais e Amigos dos Especiais (Apaes)  do Tocantins, participam, em Palmas, da X edição das Olimpíadas das Apaes – Etapa Estadual.  O evento acontece de 26 a 28 de agosto em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A abertura oficial ocorre na sexta-feira, 26, às 19h30, no Colégio Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. As competições também iniciam na sexta-feira, e seguem até domingo, 28, nas modalidades de futsal, tênis de mesa, bocha paralímpica, atletismo e natação.

As provas serão realizadas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra), na Apae e na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

As Olimpíadas das Apaes são bienais e promovidas pela Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Tocantins (Feapaes- TO) com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo é valorizar e reconhecer o potencial dos alunos atletas com deficiência intelectual e múltipla das Apaes do Tocantins.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, frisou a relevância do incentivo ao desporto escolar como ferramenta de inclusão social. “Além do convênio da gestão compartilhada destinado às escolas especiais, a Seduc também apoia as iniciativas das Apaes, especialmente no que se refere às atividades que promovem a integração e o desenvolvimento das habilidades dos estudantes por meio dos esportes”.

A superintendente da Feapaes, Marciane Machado, destacou a importância da parceria da Secretaria da Educação para as Apaes do Estado. “A Seduc é uma das nossas principais parceiras nas ações e na cessão dos profissionais da área da educação, professores e servidores que integram as equipes multidisciplinares das Apaes e que atuam em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física intelectual e múltipla”, enfatizou.

As delegações representam os municípios de: Aliança do Tocantins, Alvorada, Cristalândia, Miracema, Miranorte, Nova Olinda,Bandeirantes, Colinas, Divinópolis, Dois Irmãos, Fátima, Natividade, Pedro Afonso, Ponte Alta, Araguaína, Colméia, Lagoa da Confusão, Dianópolis, Guaraí,Gurupi, Araguaçu, Rio dos Bois, Wanderlândia, Formoso do Araguaia, Pequizeiro,Taguatinga, Goianorte, Paraíso do Tocantins, Pium, Barrolândia, Porto Nacional,Tocantinópolis, Tabocão e Palmas. 

FONTE: Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

SIGAM NOSSO INSTAGRAM OFICIAL: @esporteajaxtocantinense