Seleção Tocantinense garante a 4° posição no quadro de medalhas da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

A Seleção Tocantinense terminou a sua jornada na 44ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada em 4º lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás da Bahia, Pará e Piauí. Com o apoio do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), a Seleção Tocantinense formada por 26 atletas, disputou as provas nos dias 19 a 21 de agosto, em Pernambuco.

Ao todo foram 12 medalhas tocantinenses, sendo 4 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze. O Secretario de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas, reforçou a importância de resultados como esses para o fortalecimento do esporte tocantinense. “O ciclismo do estado se destacou mais uma vez em cenário nacional, mostrando a força dos nossos atletas. É um orgulho para todos nós principalmente por ser uma competição que é referência da modalidade nas regiões norte e nordeste”, disse.

A competição reuniu provas de Contrarrelógio, Resistência e Circuito. O Tocantins garantiu 308 pontos no quadro geral de medalhas. “Quero agradecer a todos os atletas que fizeram parte desse grande time. Vocês fizeram o máximo para representar o nosso estado e conseguiram um belo resultado”, destacou o presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), Diogo Freitas, que agradeceu o apoio do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude.

A competição realizada na Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata (PE), reuniu 14 categorias oficiais. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC). Essa edição contou com número recorde de inscritos, totalizando 450 atletas. De acordo com a CBC, “o torneio é realizado visando o desenvolvimento esportivo e a descentralização do ciclismo de estrada nacional através de todos os estados envolvidos”.  

Últimos campeões por estado
2021 – Pará
2020 – Não teve em razão da pandemia
2019 – Tocantins
2018 – Tocantins
2017 – Pará
2016 – Pará
2015 – Bahia
2014 – Pará

FONTE: Taianne Moreira / Estado do Tocantins