Programa Esporte na Escola incentiva prática esportiva e contribui para formação integral dos estudantes

Programa Esporte na Escola incentiva prática esportiva e contribui para formação integral dos estudantes, Presente em 216 escolas estaduais, programa auxilia no processo de ensino aprendizagem, prepara atletas, forma cidadãos e oferece entretenimento aos jovens do Estado

Pensando na prática esportiva como ferramenta educacional e nos relevantes benefícios do esporte para a formação integral dos alunos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), expandiu o Programa Esporte na Escola com objetivo de garantir e incentivar a prática esportiva nas unidades de ensino do Tocantins.

Atualmente o programa atende 10.660 alunos de 216 escolas, em 112 municípios, nas 13 Diretorias Regionais de Educação do Estado, com as seguintes modalidades: futsal; handebol; voleibol; vôlei de praia; basquetebol; badminton; atletismo; judô; natação; xadrez e tênis de mesa.

A iniciativa visa não só a preparação dos alunos para competições esportivas organizadas pela própria Seduc, a exemplo dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), como auxilia na diminuição da evasão escolar e contribui para o processo de ensino aprendizagem. As características e habilidades reveladas nesse âmbito são levadas para o futuro, podendo influenciar aspectos pessoais e profissionais ao desenvolver as competências socioemocionais, importantes para formação da cidadania.

Neste ano, 304 escolas tiveram participação na 31ª Edição dos Jets em suas fases municipal, regional e estadual; sendo que 231 escolas estaduais tiveram 140 alunos atletas classificados para a fase brasileira: estudantes de 12 a 14 anos disputarão em novembro no Rio de Janeiro (RJ) e de 15 a 17 anos participarão entre os dias 02 e 18 de setembro em Aracajú (SE).

De acordo com informações da analista em Educação da Diretoria de Desporto Educacional da Seduc, Sílvia Deusa Nunes Pereira Carvalho, a culminância do Programa Esporte na Escola no Jets 2022 foi muito positiva, com participação em massa das escolas. “Com certeza um momento mágico para os nossos alunos atletas de todo o Estado, que esperam por este momento como se fosse uma olimpíada. É muito satisfatório ver a socialização o resultado do aprendizado, a motivação e determinação de querer competir e vencer. E ainda por cima o programa oportuniza aos atletas conhecer e interagir com outros  participantes em nível nacional e internacional, além de ser uma ótima oportunidade para revelar talentos”, destacou a analista.

A Escola Estadual Profª Maria dos Reis Alves Barros, do município de Palmas, é uma das instituições que aderiram ao Esporte na Escola e conta atualmente com 100 alunos atletas no projeto, incluindo paradesporto, distribuídos entre as modalidades de futsal, atletismo, ginástica rítmica e basquete. A unidade de ensino conta com parcerias da Federação Tocantinense de Basquete, Federação Tocantinense de Desporto Escolar e Federação Tocantinense de Atletismo.

A professora de educação física, Divina Neila Miranda Dias, afirma que o projeto tem motivado positivamente os estudantes e tem sido um grande diferencial como ferramenta educacional. “O esporte além de ser inclusivo, aberto a qualquer estudante, tem incentivado nossos alunos a irem em busca dos seus sonhos. Estão mais focados, determinados e disciplinados. Assumiram o protagonismo e perceberam que o esporte aliado ao seu próprio esforço é capaz de abrir portas importantes.Temos alunos viajando por diversas regiões do país, graças ao esporte”, afirmou a professora.

A estudante do 2º ano do ensino médio e atleta, Helayny Dias, de 16 anos, campeã regional do Jets no arremesso de peso, campeã estadual sub18 no arremesso de peso e vice-campeã no lançamento de disco, fala de sua paixão pelo esporte e relata sua experiência. “Estou nesta escola há três anos e posso afirmar que tudo melhorou com a oferta de mais treinos em diferentes modalidades, principalmente minha saúde e meu rendimento escolar, pois sinto que estou com mais disposição. Estou apaixonada pelo esporte, muito focada mesmo, fui a Natal [RN] e conheci o mar por causa do atletismo e acredito que muitas outras oportunidades irão surgir”.

O programa contempla modalidades esportivas coletivas, como handebol, voleibol, basquetebol e futsal. Também as modalidades individuais de atletismo, badminton, judô, natação, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo e ginástica rítmica. No paradesporto escolar, as modalidades ofertadas são atletismo, tênis de mesa, parabadminton, judô, natação e bocha. As modalidades coletivas deverão ser compostas por estudantes do mesmo gênero e categoria. Já as individuais poderão ser de gênero masculino e feminino, da mesma categoria. Para que o aluno participe do programa, os pais ou responsável pelo aluno deverá assinar uma autorização.

A Unidade Escolar contemplada com o Programa Esporte na Escola deverá, obrigatoriamente, participar dos Jets e Parajets. Todas as escolas que fizerem adesão ao programa receberão acompanhamento e monitoramento através de visitas realizadas pelos técnicos do departamento, planilhas enviadas aos assessores nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e alimentadas bimestralmente para atualização de dados no Sistema de Gestão de Documentos (SGE,) como o número de turmas, turnos, carga horária e escolas, bem como o acompanhamento e avaliação no desenvolvimento do Programa Esporte na Escola. Ainda serão oferecidas capacitações aos professores do programa através da Secretaria de Educação.

Fonte: Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

SIGAM NOSSO INSTARAM OFICIAL: @esporteajaxtocantinense