Atletas das escolas tocantinenses se preparam para participar dos Jogos da Juventude 2022 em Aracaju


Atletas das escolas tocantinenses se preparam para participar dos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju, o evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil será realizado de 2 a 17 de setembro na capital sergipana.

Estudantes das escolas públicas e privadas do Tocantins participam, entre os dias 2 e 17 de setembro dos Jogos da Juventude 2022 em Aracaju (SE). Serão 136 atletas de 11 Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) que disputarão em 12 modalidades: atletismo; badminton, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, futsal, handebol, basquete, judô, ginástica rítmica e ciclismo. Viaja nesta terça-feira, 31, às 7 horas, saindo do Memorial Coluna Prestes, Praça dos Girassóis, em Palmas, o primeiro bloco com seis dirigentes e 56 atletas que vão competir nas modalidades: atletismo; badminton, natação, tênis de mesa e vôlei de praia.

A expectativa é de que 4 mil atletas de todo país, de 14 até 17 anos, participem da competição. No total, mais de 6 mil pessoas estarão envolvidas no evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que volta a ser realizado após dois anos de suspensão devido a pandemia da covid-19. Do Tocantins, a delegação, composta por estudantes e dirigentes de escolas públicas e privadas, conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O segundo bloco, viaja no dia 5, com três dirigentes e 40 atletas das modalidades: voleibol e futsal; já o terceiro bloco viaja dia 11, com três dirigentes e 44 atletas que vão disputar handebol e basquete; e por último, no dia 13, serão três dirigentes e 15 atletas do judô e ginástica rítmica que viajam para os jogos em Aracaju.

Para o secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, o retorno dos Jogos da Juventude era esperado com muita ansiedade pelos alunos atletas que se classificaram nas fases dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jet’s). “Os Jets foram um sucesso e participar dos Jogos Escolares da Juventude é a realização de um sonho para a maioria desses atletas. É mais um aprendizado. O evento proporciona socialização, interação e troca de experiência, momentos emocionantes e marcantes para nossos alunos”, destaca.

O estudante João Pedro Rodrigues Lustosa, 2ª série do Ensino Médio no Colégio João D’Abreu, de Dianópolis, vai competir na modalidade atletismo, 100 metros e disse que está treinando bastante para a prova. “Estou focado para que eu possa alcançar um bom resultado e trazer uma medalha para o Tocantins”.

Também na modalidade atletismo, Mayko Flávio Campos Feitosa, 16 anos, vai defender o Tocantins no arremesso de peso. Aluno do 9º ano no Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII, de Colinas do Tocantins, esta será sua primeira competição nacional e a expectativa, claro, é ganhar uma medalha. “Quero trazer a medalha de ouro para a minha cidade, ser um campeão. Sei que será muito difícil, mas estou focado em treinar e sei que vou conseguir chegar lá, com fé em Deus”.

Ao todo, 16 modalidades irão compor os Jogos da Juventude: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.

As duas semanas de competições contarão com uma grande estrutura, como a utilização de 14 instalações esportivas, de 20 hotéis e do Centro de Convenções de Aracaju.

A transmissão dos Jogos da Juventude será feita pelo Canal Olímpico do Brasil, como fruto de uma parceria do COB com a plataforma de streaming NSports. O veículo de comunicação do COB também montará um estúdio para a realização de entrevistas e produção de conteúdo no centro de convivência dos Jogos.

FONTE: Lenna Borges / Governo do Tocantins

SIGAM NOSSO INSTAGRAM OFICIAL: @esporteajaxtocantinense