Governo do Tocantins abre inscrições para o Projeto Jovens Protagonistas

Governo do Tocantins abre inscrições para o Projeto Jovens Protagonistas, Desenvolvido pela Secretaria dos Esportes e Juventude, projeto escolherá jovens de 15 a 29 anos, que deverão apresentar ideias com ações ligadas a diferentes áreas como cultural, ambiental ou social.  

Estão abertas até o dia 27 de junho, as inscrições para o Projeto Jovens Protagonistas. A iniciativa desenvolvida pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria dos Esportes  e Juventude é voltada para o público de 15 a 29 anos, que contribui para a resolução de problemas sociais, ambientais ou culturais e que alcançam resultados para a sua comunidade, sobretudo grupos com maior vulnerabilidade social, econômica, cultural, étnico-racial, entre outras. 

 “O Projeto Jovens Protagonistas vem com o intuito de fazer com que qualquer jovem que tenha liderança, desenvolva alguma ação social, cultural ou ambiental. Todo aquele que faz ou que transforma vidas de alguma forma direta ou indiretamente, ele é um jovem que pode se inscrever no nosso projeto. Precisa ter de 15 a 29 anos, mandar uma biografia falando quem ele é e que tipo de ação ele faz. Você jovem, venha representar o seu município e ser um jovem transformador” destaca Júlia Albuquerque, Diretora de Juventude da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude.

O objetivo é reconhecer e fortalecer jovens que contribuem para solucionar problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais, além de beneficiar esse público com uma capacitação sobre políticas públicas e elaboração de projeto-ação de transformação social. O formulário online de inscrição está disponível no link: bit.ly/3GxdCwI. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado N° 6109, publicado nesta quarta-feira,15, e também no  Instagram da Seju @sejutocantins. 

O projeto será ofertado para jovens dos 139 municípios do Estado, que tiverem a inscrição homologada e selecionada, perante os critérios estabelecidos no edital, sendo até um jovem por município. Um processo de votação online popular será aberto para que um projeto-ação seja selecionado e premiado com o Fundo Semente no valor de R$ 5 mil.

O resultado preliminar dos participantes do projeto será divulgado no dia 8 de julho no diário oficial do Estado e Instagram da Seju @sejutocantins. Após essa data, entre os dias 11 a 13 de julho será o prazo para interposição de recursos. A divulgação do resultado final está previsto para o dia 19 de julho. As capacitações ocorrerão entre os dias 20 de julho a 2 de agosto de 2022. Já as atividades do projeto-ação serão desenvolvidas entre os dias 16 de agosto a 19 de setembro. 

Fonte: Taianne Moreira / Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude