Na Regional de Araguatins está definido vencedores do I Dança Tocantins

Concurso realizado pela Secretaria de Estado da Educação já tem vencedores nas categorias solo e grupo, que estão classificados para a etapa estadual

Ingrid Andrade dos Santos, de 16 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins Professora Antônia Milhomem é a vencedora da etapa Regional da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguatins, no I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. A jovem é a terceira classificada para a etapa Estadual na categoria solo e conseguiu 2.381 votos, na disputa on-line. O concurso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visando fomentar a prática da dança entre os jovens e resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins.
Já na categoria grupo, os vencedores são da Escola Cícero Gomes de Jesus, do Município de Carrasco Bonito, que chegam à disputa final com 1.965 votos. As estudantes do Grupo Paty Girls, Ariadilar Nascimento, de 16 anos, Marcylene Conceição, de 14 anos, e Kauany Silva, de 16 anos, ficaram na 3 classificação para a etapa Estadual.

Para a estudante Ingrid, a experiência veio concretizar um sonho e realização de trazer títulos para o seu município. “Estou muito feliz por estar participando do Dança Tocantins e de ter ido para a final. A dança sempre esteve presente na minha vida, e espero trazer o título para a minha cidade”, contou Ingrid Andrade.

A diretora da Escola Estadual Cícero Gomes de Jesus, Ana Flávia Lima, destacou que o Dança Tocantins é uma ideia inovadora que busca mostrar as habilidades dos alunos por meio dessa arte e o processo de escolha dos alunos que representaram a escola foi totalmente democrática. “Fizemos uma seletiva interna desde o 6° ano do fundamental à 3° série do ensino médio. Foi bastante significativo e prazeroso. Fizemos uma mobilização enorme nas redes sociais, nos dias das votações, todos da escola, cidade, amigos e de cidades vizinhas, e com muita dedicação chegamos à vitória da fase Regional”, afirmou ansiosa pela vitória também na final, em Palmas.

As inscrições da DRE de Porto Nacional estão abertas de 25 a 29 de abril, nas unidades escolares. Para participar, as escolas deverão enviar para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital.

Encerradas as inscrições, a Regional de Tocantinópolis passa à etapa das competições, de 25 a 30 de abril. Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional. Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados

Fonte: Dicom Seduc / Odenice Rocha / Governo do Tocantins