A indefinição da realização do Campeonato Estadual de Futsal Sub 13 que seria realizado a princípio na cidade de Miranorte e foi adiado por duas vezes, transferido para Taquarussu e que por fim foi cancelado, levou algumas equipes de Palmas Capital do Estado do Tocantins que vinham a dias se preparando para essa competição a resolveram realizar um torneio alternativo antes de dispensarem seus atletas e concluírem suas atividades na temporada.
O torneio aconteceu na tarde da última segunda feira 13 de dezembro no Ginásio Ayrton Senna em Taquaralto e chegaram a grande final as equipes do Projeto Futsal Antônio Neves e o Projeto de Iniciação Esportiva do Aureny III. Na disputa o Projeto Futsal Antônio Neves saiu como o grande campeão deixando o Aureny III como a segunda colocação. A equipe contou em seu elenco com o goleiro Alexandre, Costa, Deyvid, Matheus, Hugo, Juninho Marques, com destaque para os craques Ackila e Heitor.
O grande barato dessa competição improvisado foi que garantiu a atletas que tinham viajado pra Palmas a uma semana com a certeza que jogaria o Campeonato Estadual promovido pela Federação Tocantinense de Futsal e como não foi possível, o torneio alternativo serviu como compensação pelo empenho da longa viagem, foi o que aconteceu com o atleta João Pedro Brasil, destaque da iniciação esportiva da cidade de Araguatins Região Norte do Tocantins e campeão estadual dos jogos estudantis, a equipe de João Pedro ficou com o terceiro lugar e ele embarcou de volta na noite desta terça feira.
A Federação Tocantinense de Futsal informou que o motivo dos adiamentos e por consequência o cancelamento da realização da competição foi a falta de regulamentação das equipes inscritas junto a entidade e justificou que na medida que acontecer a apresentação de toda a documentação o estadual poderá acontecer. Por outro lado algumas equipes afirmaram não ter ciência dessa obrigatoriedade para a categoria Sub 13, diante disso, o fato é que o Campeonato Estadual de Futsal Sub 13 não aconteceu.