O futebol tocantinense segue a escrita de fomentar as categorias de base dos grandes clubes brasileiros.

A iniciação esportiva do futebol tocantinense segue a sua escrita de fomentar as categorias de base dos grandes clubes brasileiros e o vizinho Estado de Goiás tem sido o principal destino das jovens promessas do Tocantins nos últimos anos, os grandes clubes goiano passaram a ser a primeira opção de escolha dos familiares dos pequenos craques principalmente pela praticidade de não estarem tão longe de casa.

Yan Glória está entre os pequenos craques da iniciação esportiva do Tocantins que deixaram o futebol tocantinense com destino ao vizinho Estado de Goiás e se integra às categorias de base da Escolinha Oficial do Atlético Clube Goianiense um dos grandes do futebol goiano, dando início ao grande desafio de buscar a realização do sonho de se tornar um jogador de futebol profissional e representar o Tocantins jogando em um grande clube.

Yan Glória começou a demonstrar a sua paixão pela prática esportiva aos 4 anos de idade e logo o seu pai reconheceu que o garoto já tinha o dom para jogar futebol. O pai de Yan não perdeu tempo e o levou para treinar na Escolinha do Flamengo em Palmas Capital do Estado do Tocantins e não demorou muito para o pequeno craque estar na equipe de competição do Professor Ricardo, foram aproximadamente seis anos de muito treino, aprendizado, percas e conquistas que o levaram a ser um dos destaques da iniciação esportiva do futebol tocantinense.

Aos 10 anos Yan Glória chegou na Escolinha do Grêmio Palmas e passou a defender a equipe comandada por Willian Brito onde permaneceu até a chegada do grande momento de partir para as categorias de base do futebol goiano e a Escolinha Oficial do Atlético Clube Goianiense foi quem primeiro lhe ofereceu essa grande oportunidade de estar mais próximo dos grandes centros do futebol após um processo seletivo. Para os familiares a sua aprovação foi uma grata surpresa, uma vez que o plano originalmente era que Yan fosse para uma avaliação em um clube de Minas Gerais.