Nem mesmo a pratica esportiva, grande aliada da saúde e do bem estar ficou imune às consequências da pandemia e dos decretos.

Nem mesmo a prática esportiva, grande aliada da saúde e do bem estar ficou imune às consequências da pandemia e aos decretos que fecham o comércio no Tocantins. Em Palmas as escolinhas e projetos sociais da iniciação esportiva estão com suas atividades suspensas em cumprimentos ao decreto municipal que determina o fechamento do comércio, os decretos são vistos pelas autoridades como principal medida capaz de conter a propagação do COVID 19.

  É do conhecimento de todos que a prática esportiva é fundamental para saúde, quem pratica esporte tem muito menos chances de sofrer problemas como excesso de peso, hipertensão, osteoporose, doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade e até mesmo mal de Alzheimer. Para crianças e adolescentes, os inúmeros benefícios vão muito além, ajudando inclusive na socialização, inclusão social, na formação como cidadãos de bem e ainda pode realizar sonhos.

Ao suspenderem suas atividades as escolinhas e projetos sociais que representam a força das categorias de base do Tocantins estão dando sua cota de contribuição no programa de contingencia da propagação da pandemia adotado pelo Estado e Município, tendo em vista que apesar dos benefícios para a saúde a prática esportiva não evita o contagio. Mais do que decretos, a conscientização do cidadão quanto as medidas de prevenção ao contagio consiste no principal ato efetivo.

As divergências nas opiniões quanto a eficácia das mediadas de fechamento do comércio ganham novos capítulos todos os dias na medida que a pandemia ganha força, causando efeito contrários do que espera os gestores da saúde pública, muito se fala em, decretos, oxigênios, respiradores e vacinas, há também a preocupação em apontar um culpado, seja nos atos políticos ou na falta de bom senso do cidadão comum que não assume a responsabilidade que tem sobre a saúde alheia, enquanto isso, pouco se fala em protocolo preventivo e tratamento precoce para que possa evitar a necessidade de uti, respiradores e oxigênios para os pacientes.

E o esporte?, o esporte, especificamente o futebol e seus benefícios para a saúde pode esperar até que esse jogo de xadrez disputado entre política, cidadão e gestores definam os rumos da pandemia, a saúde pública agradecerá se o bom senso de todos falar a voz dos justos e da razão, só então o futebol voltará a cumprir o seu papel, promovendo saúde e bem estar, além de realizar sonhos.