Um sábado de surpresas no Campeonato Estadual Sub 15 promovido pela Federação Tocantinense de Futebol para cumprir o calendário de competições das categorias de base do Tocantins, as equipes do Palmas Futebol e Regatas de Lucianinho e companhia e o Castelo de Gurupí que respectivamente fizeram melhor campanha na competição surpreendentemente ficaram fora da grande final ao perderem seus jogos na semifinal.
Em uma das semi finais o 6º BPM/ Aureny III venceu o favorito Palmas Futebol e Regatas pelo elástico placar de 3 X 1 onde nem as vantagens do Tricolor de ter sido o melhor time da primeira fase e de estar jogando em casa não foram suficientes para barrar o aguerrido Aureny III . Os gols da partida foram anotados por Erisvan, Artur e Isack Gabriel por parte do Aureny III e Lucianinho diminuiu a vantagem para o Palmas.
Na outra semi final 1º BPM venceu o teoricamente favorito Castelo de Gurupi que também além de jogar em casa havia feito melhor campanha que seu adversário em toda competição, o placar simples de 1 x 0 definiu o finalista na tarde desse sábado no Centro Olímpico de Gurupi, o gol da partida que garantiu o 1° BPM na decisão foi marcado por Gabriel Dias.
Os projetos de iniciação esportivas do 1° BPM Batalhão e do 6° BPM Aureny III que tem sido ao longo dos últimos anos referências nas categorias de base do Tocantins seguidos de outro projetos, provaram nessa competição que a iniciação esportiva trabalhada a longo prazo é a única saída e que os clubes tocantinenses precisam acenderem esse farol para enxergarem o próprio futuro no horizonte e entenderem que um clube de futebol só terá equipes sólidas se fizerem um longo e árduo caminho desde a iniciação esportiva para terem suas categorias de base sólidas dando sustentação ao núcleo profissional. No futebol tocantinense de todos os clubes tidos como profissional o Palmas Futebol e Regatas talvez seja o único que tem dado passos nesse sentido da lógica.
.