Equipes que representaram as categorias de base do Tocantins no Caldas Cup comemoram o bom desempenho em solo goiano.

Equipes que representaram as categorias de base do Tocantins no Caldas Cup comemoram o bom desempenho em solo goiano. A competição aconteceu neste mês de Dezembro na cidade de Caldas Novas Estado de Goiás reunindo representantes da iniciação esportiva de vários Estados Brasileiros em uma disputa eletrizante, um verdadeiro desfile de craques que movimentou as categorias de base do futebol brasileiro, encerrando a temporada de 2020.

A iniciação esportiva do futebol tocantinense foi representada na competição pelas Escolinhas do Santos, Fluminense e CFA Grêmio que mandaram bem mas infelizmente não conseguiram trazer o titulo, o que fica de bom para o Tocantins é que as categorias de base do Estado vem salvando a reputação do futebol tocantinense no cenário nacional, algo que os clubes tidos como profissionais a anos não consegue posição de destaque frente aos clubes de outros Estados.

O Caldas Cup terminou com 3 equipes tocantinense em oitavo lugar na classificação geral da competição em suas respectivas categorias. Na categoria Sub 11 a Escolinha do Santos foi a grande representante das categorias de base do futebol Tocantinense fazendo jogos memoráveis arrancando a classificação na primeira fase e trazendo na bagagem um 8° lugar na classificação geral e muitos de seus atletas sendo grandes destaques na competição.

A categoria Sub 12 teve a Escolinha do Santos fechando o torneio em 8° lugar na tabela de classificação geral e o CFA Grêmio assegurou um honroso 12° lugar em um torneio que a disputa foi bastante acirrada onde as equipes tocantinenses mostraram que aqui as categorias de base tem força e sempre que se apresentam em grandes competições nacionais deixam as suas marcas.

Outro grande destaque no Caldas Cup 2020 foi a Escolinha do Fluminense na categoria Sub 13 que também representou muito bem o Estado do Tocantins nessa vitrine do futebol, uma janela para os grandes centros do futebol brasileiro, os Guerreirinhos também garantiram o 8° lugar ao serem vencidos pela equipe do Goiás Esporte Clube após terem passado de forma tranquila pela primeira fase em grandes jogos que deixaram um legado de aprendizado para os pequenos craques tocantinenses principalmente pela oportunidade de enfrentarem a equipe de um grande clube do Estado vizinho.

Os trabalhos da iniciação esportiva no Tocantins tem mostrado de forma insistente para quem comanda o futebol no Estado que nesse solo fértil se encontra a verdadeira essência do futebol e que não é atoa que as categorias de base tocantinense sempre apresenta grandes resultados fora dos domínios do Estado e esse contesto nos trás grandes dúvidas: Porque o futebol profissional do Tocantins não escala? Não seria porque sempre é gerido com amadorismo e não busca na base uma solução para o futuro? Considerando que tem matéria prima para ser trabalhada a longo prazo?