
Alexsandro de Souza, conhecido apenas como Alex, craque de rara genialidade com a perna esquerda que jogava com estilo clássico como poucos no futebol mundial, meio-campista pura essência que foi Ídolo do Coritiba, Cruzeiro, Palmeiras e Fenerbahçe. Alex seguramente está entre os mais talentosos jogadores de sua geração com mais de 400 gols na carreira, incontáveis assistências e jogadas geniais o que o consagrou no futebol mundial, porem nem tudo foram flores, Alex está entre os grandes craques injustiçados na Seleção Brasileira.
A história do craque Alex na seleção começou quando foi convocado pela primeira vez pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em 1998 para um amistoso contra a Seleção Iuguslava e chegou a Copa América de 1999 sagrando se campeão. A essência de Alex também esteve no vice da Copa das Confederações de Futebol do mesmo ano sendo também o vice artilheiro com 4 gols marcados na competição. O craque ainda foi destaque na conquista do Torneio Pré-Olímpico ao lado de Ronaldinho Gaúcho mas não conquistou o sonhado ouro olímpico de 2000.
Na sequencia veio as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 e Alex passou a ser figurinha constante e destaque nos jogos da seleção nas eliminatórias, estando também na histórica eliminação para Honduras na Copa América de Futebol em 2001. Com a seleção classificada para a copa, chegou o momento da convocação para a mundial de 2002 e surpreendentemente a ausência de Alex na lista de convocados do então técnico Luiz Felipe Scolare foi seu primeiro desapontamento com aqueles que decidem quem realmente disputa uma copa, até porque Felipão apontava como certo a sua convocação e estranhamente o deixa fora da última lista mesmo tendo participado de quase todos os jogos das eliminatórias.
Passado o mundial, em 2003 o craque Alex volta a ser acionado para a disputa da Copa das Confederações mas o título não veio, enquanto isso a essência do futebol de Alex encantava no Cruzeiro e a convocação para a Copa América de 2004 pelo técnico Carlos Alberto Parreira foi inevitável e como capital o meia levantou a taça conquistada diante da Argentina e o sonho de disputar uma copa do mundo voltou a fluir tendo em vista o grande momento na carreira.
Já defendendo o Fenerbahçe, uma lesão tirou Alex da Copa das Confederações de 2005, o meia participou normalmente das eliminatórias para a copa de 2006 onde seu último jogo pela Seleção Brasileira foi exatamente na vitória do Brasil por 3 x 0 sobre a Venezuela na última rodada das Eliminatórias, mesmo assim Alex ficou fora da convocação final para o mundial e mais uma vez o craque amargou o desprezo de quem decide os nomes dos privilegiados a disputar uma copa do mundo o que nos leva a acreditar que quem comanda o Brasil em um mundial tem inúmeras preferencias antes de preferir um craque na seleção. Para a imprensa e para a opinião popular, o fato de Alex nunca ter disputado uma Copa do Mundo, é visto como uma das maiores injustiças do futebol brasileiro. Foi assim Romário em 1998 e 2002 e com Ronaldinho Gaúcho em 2010.
