Como uma das grandes promessas do futebol tocantinense que enfrentou os grandes clubes carioca optou por encerrar a carreira.

Daur Sousa Dias uma das grandes promessas do futebol tocantinense que surgiu nas categorias de base da cidade de Buriti na Região Norte do Tocantins e chegou a enfrentar os grandes clubes do Rio de Janeiro optou por encerrar a carreira e parou de jogar profissionalmente a quatro anos.

Daur Sousa Dias saiu da iniciação esportiva do interior do Tocantins e surgiu como um craque para o futebol tocantinense em 2010 quando conquistou o Campeonato Tocantinense Sub 18 com o Nacional Futebol Clube da cidade de Buriti do Tocantins, na época ainda com apenas 16 anos de idade, alem do titulo estadual o craque foi o maior artilheiro da competição conseguindo marcar 14 gols em 10 partidas, a partir de então tudo mudou radicalmente em sua vida e surgiram as primeiras oportunidades.

Em 2011 o garoto prodígio do Norte do Tocantins embarcou para o Rio de Janeiro para se apresentar ao Vasco da Gama através do craque Tocantinense Marlone da vizinha cidade de Augustinópolis que na época despontava no clube de São Januário, chegando ao Rio Daur foi orientado pelo empresário o Sr. Ercy Rosa a mudar os planos e optar por um clube de menor expressão onde teria maior possibilidade de se destacar para então se transferir para um grande clube e assim Daur se apresentou ao Olaria Atlético Clube.

No Olaria, tudo começou bem, o craque jogou o Campeonato Carioca Sub 20 de 2012, a Copa Rio Profissional, o Campeonato Carioca Sub 20 e em 2013 disputou o Campeonato Carioca Profissional. Ao final da temporada de 2013 para o Olaria no calendário carioca surgiram interesses de outros clubes, o que seria a grande oportunidade para o jovem talento tocantinense, porem o clube carioca não o liberou. Desmotiva Daur então começou a pensar em desistir, de férias no Tocantins voltou ao Rio apenas por obrigação contratual e em Setembro de 2013 pediu a rescisão de seu contrato com o clube decidido a voltar para casa.

Com a decisão de abandonar o futebol profissional e de volta a sua cidade natal, em 2014 Daur foi convencido pela diretoria do Tocantinópolis e a pedido de seu pai Deusimar Dias Silva que sempre foi o seu maior incentivador aceitou disputar o Campeonato Tocantinense pelo clube, conseguindo ser vice campeão do torneio. No ano seguinte uma proposta financeira fez o craque aceitar o desafio de disputar o Campeonato Estadual de 2015 defendendo as cores Palmas Futebol e Regatas, o tricolor da capital ficou com o terceiro lugar e esse foi o ultimo ano de Daur como profissional já decidido a não mais jogar profissionalmente.

Daur Sousa Dias deu baixa em sua carteira como jogador profissional e passou a jogar campeonato amador apenas pela paixão pelo futebol, voltou a defender o Nacional Futebol Clube no Campeonato Estadual Amador como forma de contribuir com o futebol de sua cidade natal e em 2019 defendeu a equipe de Rio dos Bois também no tocantinense amador.

O agora ex craque Daur Sousa Dias de apenas 26 anos que vive em Palmas com sua mãe Das Dores e suas irmãs Rauanna e Dauanna, afirma que, mesmo 4 anos após ter optado por não mais jogar profissionalmente ainda surge alguns convites para voltar a atuar em clubes do Estado, mas justifica que seu projeto de vida está focado em seu novo trabalho na Assembléia Legislativa do Estado e em se dedicar à família. Apaixonado, Daur é noivo de Lorrana Carneiro, segundo ele, a principal responsável por seus planos para o futuro e acrescenta, Lorrana me ajudou muito nesse processo.