A pandemia do COVID 19 levou as autoridades de Estados e Municípios a decretarem estado de calamidade pública e a baixarem decretos com normas e regulamentações quanto ao funcionamento do comércio e das atividades esportivas, adotando também medidas de prevenção e combate ao COVID 19 tendo como principal bandeira a recomendação para a população ficar em quarentena, mesmo aqueles que não estejam no grupo de risco.
Diante do caos os atletas da iniciação esportiva do Tocantins que integram as principais equipes de competições das escolinhas e projetos sociais tiveram que buscar alternativas de treinamentos para manter a forma física onde os pais assumiram o papel de treinadores para ajudar aos filhos a estarem prontos para a volta das competições no momento que a pandemia passar.
O Esquerdinha Juninho Marques foi um entre dezenas de jogadores de grandes equipes das categorias de base do Tocantins que fez da sala de sua residencia um mine centro de treinamento onde cadeiras, mesa e paredes passaram a ser sua referencia nas atividades com a bola e sempre finalizando com uma boa sequencia de pedaladas em sua speed 450.
Lembrando que a primeira competição oficial prevista para acontecer logo após a paralisação devido a pandemia do coronavírus será o Campeonato Municipal Soccer Society Categorias de Base em Palmas capital do Tocantins que será promovido pela Federação Tocantinense em parceria com a Fundação de Esportes e Lazer de Palmas.
As rede sociais dos jovens craques e de seus familiares passaram a ser alimentadas como nunca com os registros de suas atividades e com os desafios, muitos deles bem criativos que acabaram conquistando o público da grande rede, outros atletas que não aderiram aos desafios a exemplo de Juninho Marques tem como passatempo preferido assistir videos de fut parodias. Devemos lembrar que a paralisação nas escolas não os impedem de estarem atentos aos livros e as atividades escolares.